quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Falando sobre LNB e NBB

Não posso ser leviano e lançar uma chuva de críticas sobre a LNB, afinal a organização do NBB ja tem mostrado alguns resultados práticos na evolução do basquete nacional. No entanto, em alguns aspectos a Liga tem deizado e muito a desejar.

Ao se falar no basquete nacional, em qualquer dos veiculos de comunicação, todos ressaltam que a criação da LNB e a organização do NBB foi imprescindivel para retirar o esporte do fundo do posso, o que gera uma curiosidade nos não amantes do esporte e um entusiasmo nos amantes.

Contudo, tal entusiasmo é freado por um marasmo completo nas ações de marketing dos clubes e da própria liga.

Pelo que tenho acompanhado, apenas duas equipes tem feito ações de marketing constantes, e ainda assim não dá pra dizer que são exatamente exemplos.

Franca, a equipe mais tradicional do nosso basquete, tem feito ações de marketing constantes em parceria com seu patrocinador e me parece a equipe mais avançada nesse sentido, haja vista o público sempre presente no predrocão. A segudna equipe é o Flamengo, a equipe que talves tenha maior acesso a mídia, e com toda certeza a que tem a maior torcida, tem enfatizado algumas ações de marketign, como a distribuição de cards dos jogadores no ano passado, e as camisas do flabasquete do ano anterior.

Entretanto, me parece muito pouco, o próprio flamengo por exemplo, mesmo sendo o atual campeão do NBB ano passado, não se encontrava a camisa do time de basquete do time, na princípal loja da equipe, no centro do rio de janeiro, durante a maior parte da temporada.

Não bastasse a demora, ao finalemnte colocar o produto a venda o valor fixado era de R$ 200,00 (sem nome e sem numero, que podem ser estampados por cerca de R$ 15,00). Só para termos uma ideia, as camisas bordadas da NBA, produto de quailidade infinitamente superior e ostentando astros históricos Shaquille O'Neal, Tim Duncan, Allen Iverson, Kobe Bryant e etc, custa apenas R$: 150,00, tendo aidna a opção estampada que gira em torno de R$ 90,00.

Horas, quem é o torcedor, que vai gastar R$: 215,00 pra ter a camiseta do Marcelinho Machado, se com o mesmo valor ele compra a do Shaq e do Kobe, e ainda paga a passagem e o lanche?

Problema na venda de produtos não é privilégio do Mengão, porque a venda de camisa das outras equipes também ocorre com muita dificuldade, mas esse absurdo serve para mostrar a situação atual do marketign no Basquete nacional.

A LNB também tem aproveitado pouco esse espaço, uma vez que as 2 edições do jogo das estrelas foi pouco divulgado, e pouquissino organizado. Para um esporte que quer voltar a ser popular, o jogo das estrelas tem que ser o seu cartão postal, as estrelas tem que ser divulgadas, o jogo tem que ser transmitido em tv aberta, e a organização não pode ser furada.

Espero qeu a reunião realizada em santa catarina no ultimo fim de semana tenha servido para darmos esse passo essencial para o crescimento do esporte.

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